quarta-feira, 6 de abril de 2011

A MANIFESTAÇÃO DO CARÁTER

O modelo de caráter que precisamos buscar é o de Jesus. Com o caráter Dele temos autoridade e poder, mas para isso é necessário santificação. Sem a busca da santificação não haverá poder e autoridade Hb 12:14.

1. A DEFORMIDADE DO CARÁTER

Deus criou o homem perfeito em todos os aspectos; moral, espiritual, ou seja, a completa obra de Deus Gn 1:26. Com a entrada do pecado veio a deformidade no caráter do homem. Pois o homem pecou e desviou do propósito do Criador. O homem tinha autoridade que Deus tinha concedido, pois ele automaticamente podia dizer sim ou não a satanás, mas Adão cedeu à tentação Gn 3:1-13. Com isto entrou a deformidade no seu caráter. Passou a ser: fugitivo, acusador, não assumindo suas próprias responsabilidades. Deus tem um plano perfeito para a humanidade, pois satanás sabe como ferir o coração de Deus deformando o caráter dos homens.

2. O PLANO REDENTOR DE DEUS – GN 3:15

Vimos o problema, mas agora Deus dá a solução entregando seu filho Jesus – Jo 3:16. Esse plano de Deus é um dos maiores planos de Deus em relação à humanidade. O propósito de Deus é que nenhum se perca 1ª Tm 2:4, mas que venha ao conhecimento da verdade. Todo o que recebe a Jesus necessita do conhecimento da Verdade, pois a verdade se dá através da Palavra de Deus.

3. A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO EM NÓS – Rm 8:29

O propósito de Deus é estampar o caráter de Jesus em nós. No caráter de Jesus vemos a totalidade de Deus, um Deus perfeito, santo e imutável. Quando Jesus andou pela terra era o próprio Deus andando no meio da sua criação. Quanto mais termos o caráter de Jesus nos tornaremos mais parecidos com Deus. No caráter de Jesus vemos:

a) humildade Fp 2:5-11

b) obediência Mt 26:39

c) a manifestação do fruto Mt 11:29, Gl 5:22-23

d) renúncia Mt 16:24-25 o maior exemplo de uma vida de renúncia foi a de Jesus

CONCLUSÃO: Quando realmente aplicarmos os fundamentos do caráter de Jesus em nós seremos mais parecidos com Ele. A vontade de Deus é que sejamos semelhantes Nele em tudo. Faça um desafio nesses próximos meses em estudar e ler novamente os evangelhos se você já leu, se não, comece hoje. Medite e veja o que Deus deseja realizar na sua vida. Se você deseja que seu caráter seja transformado leia provérbios todos os dia, ou seja, um capitulo por dia.