segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O JEJUM QUE AGRADA A DEUS

O JEJUM QUE AGRADA A DEUS



Para que a nossa adoração e reverência, como jejum, caridade (amor ao próximo), e até mesmo a oração, possa subir diante do seu Trono de Glória de Deus, o Senhor Jesus, em sua infinita benevolência, nos ensina o caminho certo. Ele recomenda a discrição, segredo quando reverenciamos os seus mandamentos.


Portanto, se você mantém a tradição, de fazer jejum em grupo, participar de campanha de jejum, ou habitua dizer aos outros que está jejuando, então precisamos lhe esclarecer, que segundo as sãs palavras do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a sua abstinência ao manjar, está sendo inútil, desnecessária, e não está agradando a Deus nessa forma jejuar.


Jejuando conforme os escribas e fariseus, os quais o Senhor sempre os tratava por hipócrita, não irá adquirir para si, galardão nenhum junto ao Pai, porque o jejum é semelhante à oração e a caridade, é uma reverência pessoal e uma obra íntima entre você e Deus. Vamos meditar na verdade de Cristo.


No Evangelho de Mateus 6.16 a 18, disse Jesus: Quando jejuardes, não vos mostrei contristado como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Porém tu, quando jejuares, unges a tua cabeça, lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas ao Pai, que está em oculto, que vê em oculto, te recompensará.


O Senhor Jesus, dá o tratamento de hipócrita, falso, os que jejuam para se mostrarem aos homens. Mas, para que sejais abençoados, faça o seu jejum a Deus, ocultamente, e "Ele" te recompensará publicamente. Certamente, este jejum é agradável aos olhos do Senhor Deus porque foi doutrinado pelo seu amado Filho Jesus, sendo “Ele” autor e consumador da fé (Hebreus 12.2), e, qualquer que lhes ensinar outra forma de jejuar, estará contradizendo o Evangelho de Cristo.


O propósito do jejum é a santificação e o fortalecimento espiritual, portanto, recomendamos aos amados, a não usarem das coisas sagradas, com o intento de recompensa, principalmente em se tratando de prosperidade material. Porque o Senhor conhece todas as nossas necessidades, antes mesmo de abrirmos a boca, e dará a cada um no seu tempo e segundo a sua vontade.


No livro de Jó 41.11, disse o Senhor: Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu. Palavra confirmado na carta aos Romanos 11.35, onde diz: Quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?










O JEJUM QUE NÃO AGRADOU A DEUS


Desde a antiguidade, o Senhor já exortava o seu povo, através dos seus Profetas, sobre o zelo espiritual quando entramos na sua presença. Mesmo aquele jejum programado, e as reverências oriundas da lei de Moisés, já havia uma cobrança do Senhor contra os hipócritas, os que praticavam as ordenanças da lei, mas no seu íntimo não guardavam os mandamentos do Senhor. Vejamos:


No Livro de Zacarias, capítulo 7, do versículo 4 ao 13, diz: "Então a palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso foi para mim mesmo que jejuastes? Ou quando comeis e quando bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis?


E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo: "Assim falou o Senhor dos exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão cada um para com o seu irmão. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre; e nenhum de vós intente no seu coração o mal contra o seu irmão. Eles, porém, não quiseram escutar, e me deram o ombro rebelde, e taparam os ouvidos, para que não ouvissem.


Sim, fizeram duro como diamante o seu coração, para não ouvirem a Lei, nem as palavras que o Senhor dos exércitos enviara pelo seu Espírito mediante os profetas antigos; por isso veio a grande ira do Senhor dos exércitos. Assim como eu clamei, e eles não ouviram, assim também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos exércitos.


Esta mensagem direcionada por Deus nos faz entender que de nada se aproveita reverenciar ao Senhor Deus com jejum, estando com o coração endurecido. Porque o próprio Deus disse "Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e compaixão cada um para com o seu irmão" e não oprimas a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro e nem o pobre.


O Senhor Deus em sua infinita misericórdia, ordena amor ao próximo, não só com palavras, mas com obras de caridade. O Senhor ainda da ênfase neste texto maravilhoso, “Ele” disse “eu clamei, e eles não ouviram, assim também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos exércitos”.


E disse mais o Senhor. Vamos meditar: Livro do profeta Isaías 58.1,3,4 a 12: Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão e à casa de Jacó, os seus pecados. Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu o não sabes? Eis que, no dia em que jejuais, achais o vosso próprio contentamento e requereis todo o vosso trabalho. Eis que, para contendas e debates, jejuais e para dardes punhadas impiamente; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livre os quebrantados, e que despedaces todo o jugo? Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desterrados? E, vendo o nu, o cubras e não te escondas daquele que é da tua carne? Então, romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade; e, se abrires a tua alma ao faminto e fartares a alma aflita, então, a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos; e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca faltam.


E os que de ti procederem edificarão os lugares antigamente assolados; e levantarás os fundamentos de geração em geração, e chamar-te-ão reparador das rupturas e restaurador de veredas para morar.


A SERIEDADE E A NECESSIDADE DO JEJUM


Evangelho de Mateus 17.14 - 21, diz: Um homem levou o seu filho lunático aos Apóstolos, mas eles não puderam expulsar o demônio que estava no menino, sendo necessário que Jesus mesmo expulsasse o demônio. Então perguntaram a Jesus o porquê não conseguiram expelir o demônio do menino. Jesus lhes respondeu: Por causa da vossa pouca fé. Mas esta casta de demônio não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.


Evangelho de Lucas 2.25 a 38, Quando o menino Jesus foi levado ao templo para ser apresentado a Deus, ali estava uma profetiza chamada Ana, esta era viúva de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo servindo a Deus em jejum e orações de dia e de noite. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.


Observem quão grande a recompensa daquela profetisa, pela sua obediência, pelo seu temor, por sua fidelidade a Deus, a qual não saía do templo, servindo a Deus com jejum e oração. A palavra diz que ela estava ali, e viu a luz que veio para alumiar as nações, para a glória do povo de Israel.


Quando meditamos no livro dos Atos dos Apóstolos, e Epístolas, encontramos também várias referências (Atos 13:2, 3; 14,23; II Coríntios 6:5; 11-27) onde os Apóstolos e discípulos de Cristo, buscavam a santificação, reverenciando e adorando ao Senhor com jejum e oração. É mandamento do Senhor para buscarmos a santificação e nos aproximarmos do seu Reino.


O próprio Jesus Cristo, Filho do Deus Altíssimo, jejuava (Mateus 4.2), deixando em si mesmo o exemplo para que nós o imitássemos em sua perfeição.

NÃO ANDEIS ANSIOSOS

(Mateus 6:19-34) - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;


- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.


- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.


- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;


- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!


- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.


- Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?


- Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?


- E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?


- E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;


- E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.


- Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?


- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?


- (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;


- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


- Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Queridos irmãos em Cristo, um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade, especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e às nossas necessidades. Jesus chama para segui-lo um grupo de homens, os quais estavam sujeitos às mesmas ansiedades materiais características de toda a espécie humana.


Por exemplo: Pedro trabalhava numa indústria pesqueira; Simão o Zelote, era um radical de extrema esquerda; Mateus era um fiscal de renda; Zaqueu era um alto funcionário da fiscalização de impostos da Prefeitura de Jericó; André era pescador e foi relações públicas do colegiado Apostólico; Lucas foi um médico que socializou a sua profissão.


Todos esses homens corriam o risco de cair na ansiedade pelos bens deste mundo.

RAZÕES PARA NÃO CAIRMOS NA ANSIEDADE:

O texto mostra oito razões para dizermos não a ansiedade:

1ª) Porque os bens deste mundo podem ser roubados ou deteriorados (v.19-21).

2ª) Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça (v.22-23). Os olhos são a lâmpada do corpo (Provérbios 23:4-5) - Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.


- Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.

3ª) Porque os bens deste mundo exigem do homem uma dedicação de servo, e o homem é colocado entre duas opções (v.24). A ansiedade é um sentimento dos escravos dos bens materiais.

4ª) Porque uma das estratégias do inimigo é fazer o homem lutar por coisas que não relação com aquilo que é a sua necessidade básica (v.25 ) e (Provérbios 30:8) - Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.

O Espírito em comunhão com Deus é quem determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Assim como não é uma roupa bem apresentada que prova o estado de saúde do corpo. Tem muitas pessoas gravemente enfermas e esconde através de uma aparência produzida.

5ª) A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhe são dadas. Porque ele não acredita na promessa dAquele que sempre supre as nossas necessidades.


Busca conseguir por seus próprios meios e fica ansioso.

6ª) A ansiedade vem quando não crê no senso dos valores de Deus (v.26).


Creia que você tem valor para Deus, confiando em que Ele sabe o que é melhor para você.

7ª) A ansiedade não prolonga a vida, ela não pode aumentar os anos da existência humana (v.27).

8ª) A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de Deus (v.30; )

Vejamos o que o (Salmos 37:25) - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

Deus sabe e conhece quais são as necessidades humanas, dando-nos o que precisamos e não o que queremos. (v.31-32). Hoje não é o dia de nos preocuparmos com o amanhã (v.34).

domingo, 15 de agosto de 2010

ACERTANDO O RELÓGIO

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Acertando o Relógio

Eclesiastes 3: 1 - “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.

Temos diante de nós uma verdade Bíblica que precisamos nos acercar dela: Que há tempo determinado para todas as coisas relacionadas à nossa vida. Somos hoje totalmente envolvidos pela nossa contagem do tempo, e também aprisionados pelos cronogramas, planejamentos e previsões que fazemos para alcançarmos nossos objetivos. Planejamos e contamos o tempo como se fossemos senhores dele. Mas, ao buscarmos revelação na Escritura, nos deparamos com tempos determinados por um Ser maior que, antes mesmo de existirmos, já havia programado todos os nossos dias, enquadrando-nos em um propósito dentro do seu tempo e assim criando uma vida abençoada, próspera e isenta de ansiedades.

1 - Deus, o Senhor do Tempo – diferente do que pensamos o tempo não é feito por nós. Se quisermos viver uma vida com Deus e andarmos na direção correta, devemos aprender a andar dentro do seu tempo e na sua direção. A maioria das nossas aflições é resultado da nossa pressa, pois achamos que criamos as oportunidades, que somos nós que fazemos o tempo. O pecado nos trouxe a falsa idéia de que nós somos senhores do mundo, que governamos a nossa vida e circunstâncias. Satanás ao dizer para o homem que ele seria igual a Deus, aprisionou-o dentro de um contexto absurdo de que ele pode sim determinar os caminhos, as diretrizes, e ele mesmo produzir todas as oportunidades. O tempo de Deus (Kairós), ou a plenitude de Deus é alcançada quando uma vida está totalmente entregue a Ele, seguindo seus mandamentos, buscando sua face, e com os ouvidos atentos a ouvir a sua voz. Quando o Senhor determinar aí é tempo de agir.

2 - Libertando-nos do Kronos – Como já dissemos, vivemos hoje uma tirana forma de vida que tem realmente aniquilado a nossa existência. Estamos aprisionados ao relógio, a datas, a cronogramas e muito pouco disso tudo tem sido fruto de nosso alinhamento com Deus. O homem tem sido vítima de seu governo tirano, que o tem adoecido, destruído famílias, rompido com relacionamentos e enfermado o seu corpo. Quando olhamos para a Palavra, vemos outra forma de vida e de ajuste ao tempo. O texto de Isaías 30: 15, 16 nos diz que é em se converter, e esperar em Deus que estaria a nossa Salvação, no sossego e na confiança a nossa força. Ao falarmos isso para um ímpio, ele nos chamaria de loucos, porque estão totalmente imergidos num sistema que cria fortalezas que aprisionam os homens ao tempo humano. Deus está nos chamando à confiança Nele, a entendermos que Ele já determinou todo o tempo para nós e ao vivermos o tempo Dele seremos profundamente abençoados.

3 - Livrando-nos da ansiedade – A ansiedade é um subproduto do pecado. Ela chegou ao gênero humano quando ele se auto-incumbiu de administrar o tempo. Havendo Deus determinado os tempos e as estações (Gen. 1: 14), os dias e os anos não os entregou ao governo humano. Por isso hoje vemos as pessoas totalmente voltadas para o amanhã, se comem hoje a preocupação é o que vai se comer amanhã, se vestem hoje, o que se vai vestir amanhã, se tem alguma coisa hoje, o que se vai ter amanhã. O ser humano definha pela ação funesta da ansiedade. Por isso Jesus veio e nos disse: “Não andeis cuidadosos quanto a vossa vida” (Mt. 6: 25, 34). A Palavra de Jesus é direcionada para nós hoje, para que tomando posse dela, encontremos descanso e satisfação para as nossas almas.

4 - Acertando o relógio – O relógio de Deus é que detém a hora certa. Talvez se fossemos nós, aqueles que detivessem o poder de determinar os tempos e as horas, jamais chamaríamos o velho Abraão para ser pai de uma nação, ou o moço Davi para ser rei de uma Nação numa transição não muito fácil, ou o menino Jeremias para ser profeta às nações, aproveitaríamos mais a juventude de Moisés gastando menos tempo de preparação no deserto, livraríamos a Igreja de qualquer perseguição relegando os demais povos a total ignorância acerca da salvação em Jesus Cristo. Então, ao lermos tais coisas, nosso coração se anima a se sujeitar ao tempo de Deus, esperar com paciência por ele, pois Deus no seu devido tempo se inclina a ouvir o nosso clamor.

Para este tempo Deus te chamou, não para andar como os demais andam, mas aprendendo a andar com Ele, sujeitando-se debaixo de sua potente mão, porque no devido tempo Ele vai te exaltar. Todas as coisas já estão preparadas, creia, é só você viver a cada dia nos seus passos e tudo mais Deus fará.