segunda-feira, 16 de agosto de 2010

NÃO ANDEIS ANSIOSOS

(Mateus 6:19-34) - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;


- Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.


- Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.


- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;


- Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!


- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.


- Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?


- Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?


- E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?


- E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;


- E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.


- Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?


- Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?


- (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;


- Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


- Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Queridos irmãos em Cristo, um dos grandes males dos nossos dias é a ansiedade, especialmente no que diz respeito ao nosso sustento e às nossas necessidades. Jesus chama para segui-lo um grupo de homens, os quais estavam sujeitos às mesmas ansiedades materiais características de toda a espécie humana.


Por exemplo: Pedro trabalhava numa indústria pesqueira; Simão o Zelote, era um radical de extrema esquerda; Mateus era um fiscal de renda; Zaqueu era um alto funcionário da fiscalização de impostos da Prefeitura de Jericó; André era pescador e foi relações públicas do colegiado Apostólico; Lucas foi um médico que socializou a sua profissão.


Todos esses homens corriam o risco de cair na ansiedade pelos bens deste mundo.

RAZÕES PARA NÃO CAIRMOS NA ANSIEDADE:

O texto mostra oito razões para dizermos não a ansiedade:

1ª) Porque os bens deste mundo podem ser roubados ou deteriorados (v.19-21).

2ª) Porque os bens deste mundo podem poluir a vida com a cobiça (v.22-23). Os olhos são a lâmpada do corpo (Provérbios 23:4-5) - Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria.


- Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.

3ª) Porque os bens deste mundo exigem do homem uma dedicação de servo, e o homem é colocado entre duas opções (v.24). A ansiedade é um sentimento dos escravos dos bens materiais.

4ª) Porque uma das estratégias do inimigo é fazer o homem lutar por coisas que não relação com aquilo que é a sua necessidade básica (v.25 ) e (Provérbios 30:8) - Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume.

O Espírito em comunhão com Deus é quem determina a plenitude da vida, não o nosso organismo. Assim como não é uma roupa bem apresentada que prova o estado de saúde do corpo. Tem muitas pessoas gravemente enfermas e esconde através de uma aparência produzida.

5ª) A ansiedade impede o homem de possuir as coisas, quando elas lhe são dadas. Porque ele não acredita na promessa dAquele que sempre supre as nossas necessidades.


Busca conseguir por seus próprios meios e fica ansioso.

6ª) A ansiedade vem quando não crê no senso dos valores de Deus (v.26).


Creia que você tem valor para Deus, confiando em que Ele sabe o que é melhor para você.

7ª) A ansiedade não prolonga a vida, ela não pode aumentar os anos da existência humana (v.27).

8ª) A ansiedade não produz fé, porque ela não descansa na provisão diária de Deus (v.30; )

Vejamos o que o (Salmos 37:25) - Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.

Deus sabe e conhece quais são as necessidades humanas, dando-nos o que precisamos e não o que queremos. (v.31-32). Hoje não é o dia de nos preocuparmos com o amanhã (v.34).