quinta-feira, 10 de março de 2011

ENTENDENDO OS MEMBROS DA NOSSA FAMÍLIA e SOLUCIONANDO CONFLITOS FAMILIARES




Todos nós buscamos ser entendidos, mas ainda não percebemos que precisamos entender os outros primeiro. Os jovens reclamam que seus pais não os entendem. As esposas reclamam que seus maridos não as entendem. Mas hoje vamos ser transformados pela renovação das nossas mentes. Vamos aprender a entender os outros primeiro, antes de buscarmos ser entendidos. Romanos 12:2


I. O PEDIDO DO REI SALOMÃO AGRADOU A DEUS


O Rei Salomão, o rei sábio, pediu a Deus uma coisa que O agradou muito. No fim ele teve mais do que pediu. Ele teve sabedoria, vida longa, riquezas e honras (1 Reis 3: 7-14). Ele também pediu a Deus um coração compreensivo (1 Reis 3: 9).


II. O QUE É UM CORAÇÃO COMPREENSIVO


Um coração compreensivo é um coração ouvinte. Deus nos deu duas orelhas mas só uma boca; para nos lembrar que precisamos ouvir duas vezes mais do que falamos.


O Livro de Tiago nos exorta a ser rápidos para ouvir, lentos para falar, lentos para irar. (Tiago 1:19). Isso significa ouvir o coração da outra pessoa, não só o que ela está dizendo mas o que ela está sentindo.


Significa ter empatia completa com a outra pessoa, sentir o que ela está sentindo. Não é sentir por ela (condolência) mas sentir com ela (empatia). É um ato de humildade, um desejo profundo de respeitar o outro.


Salomão não se viu como dominador sobre as pessoas, mas viu-se servindo-as. Um coração compreensivo é um coração que serve as outras pessoas e tem empatia com elas.


III. JESUS TEVE UM CORAÇÃO COMPREENSIVO


Jesus entendeu completamente aqueles que estavam ao seu redor. Ele estava cheio do espírito de sabedoria e entendimento. (Isaias 11:2) Ele foi o melhor professor. Ele ensinou com verdadeira autoridade. Por que? Porque ele entendeu os corações daquelas pessoas às quais ministrou. Ele sabia o que estava nos corações delas. (Mateus 12:25, Lucas 6:8)


IV. POR QUE NÓS PRECISAMOS DE COMPREENSÃO?


- Para agradar o coração de Deus.


- Para prover “oxigênio emocional” para aqueles com os quais nos relacionamos.


- Para minimizar os conflitos em nossa casa.


- Para ajudar a sermos testemunhas mais eficazes para os nossos vizinhos.


Uma coruja velha e sábia vivia em um carvalho; quanto mais ela ouvia menos ela falava. E quanto menos ela falava mais ela ouvia. Por que não podemos ser iguais a esse pássaro? Vamos buscar entender primeiro antes de buscar ser entendidos.


Agora vamos abaixar nossas cabeças, fechar nossos olhos e relembrar uma situação de desentendimento em nossa casa. Pense se a situação teria sido resolvida mais rapidamente se você tivesse procurado entender a outra parte. Peça perdão a Deus. Vamos todos orar pedindo a Deus um coração compreensivo.


DEZ PRINCÍPIOS PARA SOLUCIONAR CONFLITOS FAMILIARES



1 - SEJA PACIENTE


“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”. (Pv 19:11).


A melhor resolução para muitos conflitos é nunca deixar começar. É preciso dois para dançar um tango. Se uma pessoa quer começar um conflito e você não quer, então não comece.


2 - MANTENHA A CALMA


“Se a ira de uma autoridade se levantar contra você, não abandone o seu posto; a tranqüilidade evita grandes erros”. (Ec 10:4)


Não devolva fogo. Seja um termostato, não um termômetro. Todo o mundo fica transtornado ocasionalmente. Deixe o outro esbravejar. Permaneça calmo sem retrucar. Se você responder com serenidade e humildade, não haverá conflito e o assunto simplesmente será dissipado.


3 - OUÇA COM ATENÇÃO


“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir”. (Tiago 1:19). Muitos conflitos são o resultado de percepções erradas do que realmente foi dito. O melhor modo para ouvir cuidadosamente é fazer muitas perguntas. Isto lhe ajudará a entender o “verdadeiro” problema.


4 - NÃO RESPONDA MUITO DEPRESSA


“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar.” (Tiago 1:19).


“Um homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia sua língua”. (Pv 11:12) Deixe as coisas esfriarem antes de responder. No calor do momento você pode dizer coisas que lamentará depois.


5 - FALE GENTILMENTE


“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. (Pv 15:1)


Ser gentil é ser considerado atencioso; é não ser severo, duro ou violento.


Não fale quando estiver em um turbilhão emocional. Experimente dar um passeio.


6 - NÃO FALE PRECIPITADAMENTE OU DESCUIDADAMENTE


“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”. (Pv 13:3)


Respostas apressadas podem arruinar uma relação.


“Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”. (Pv 12:18). Ser imprudente é não dar nenhuma atenção para as conseqüências. Nossas palavras têm conseqüências que devem ser consideradas antes de proferi-las.


7 - NÃO AUMENTE O CONFLITO


“Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos”. (Pv 17: 9) Não traga outras pessoas para seus conflitos, sejam familiares ou estranhos.Depois, se o conflito permanecer sem solução você pode querer que outra pessoa ou conselheiro aja como um mediador, mas ambas as partes precisam concordar com a ajuda.


8 - NÃO DEVOLVA A INJÚRIA


“Não diga, “farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez”. (Pv 24:29).


É o maior sinal de imaturidade. Jesus disse para dar a outra face. Se você não pode fazer isso, e a ofensa exigir reparação, procure uma solução e não um castigo.

9 - NÃO DIGA TUDO O QUE VEM A SUA MENTE


“Sem lenha a fogueira se apaga, sem o caluniador morre a contenda”. (Pv 26:20).


Muitos conflitos continuam porque mantemos o pensamento nas coisas que desejávamos dizer e não tínhamos dito – então voltamos e as dizemos!

10 - CONFIE NO SENHOR PARA RESOLVER SEUS CONFLITOS.


“Não diga, “farei com ele o que fez comigo; ele pagará pelo que fez! Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você”. (Pv 20:22) Se o seu conflito não for solucionado a contento, peça a Deus que ponha o fardo da reconciliação no coração da outra pessoa, ou mostre onde você errou.

UM NOVO CORAÇÃO E UMA GRANDE VISÃO




Ez 36: 22-32

Todos nós já ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Mas, eu tenho certeza que poucos têm conhecimento da existência de pedra no coração. É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o "doutor" Ezequiel classificou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam sofrendo dessa terrível doença: pedra no coração, ou melhor, um coração de pedra. Quais são os sintomas? Veja quais são:

1. INDIFERENÇA DIANTE DAS MARAVILHAS DE DEUS – (Sl 19:1) OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

(Sl 53:1) DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem

Torna-se um cego natural e espiritualmente. O profeta Ezequiel está no meio de pessoas com um coração de pedra. Mas Eles estavam cegos para ver as maravilhas de Deus na história de suas próprias vidas.

Israel atravessou o Mar Vermelho a pé enxuto, mas isso não diz nada ao coração de pedra.

Israel é sustentado 40 anos no deserto, mas isso nada diz ao coração de pedra.

Seus corações estavam pedrados e embrutecidos para perceber as maravilhas de Deus em favor de Seu povo.

2. INDIFERENÇA DIANTE DO AMOR DE DEUS – (Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(Rm 5:8) Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

O coração de pedra não se dá conta daquilo que Deus fez, entregando seu Filho Jesus para morrer e derramar todo o sangue para que pudéssemos ter livre acesso diante do Pai. Não se dá conta do alto preço que o Filho de Deus teve que pagar para que nós, miseráveis criaturas, pudéssemos receber o favor de Seu amado Pai. Nada da história de Jesus lhes toca, lhes impressiona, e isto, por uma simples razão - seus corações estão endurecidos como pedra.

3. INDIFERENÇA DIANTE DA GRAVIDADE DO PECADO – (Rm 6:23) Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Uma característica de nossa geração é a sua indiferença para com o pecado. Nada pode ser pior para uma sociedade do que isso. Antes de Noé zombava-se do pecado. Resultado: Dilúvio. Zombava-se do pecado em Sodoma e Gomorra. E estas, foram varridas do mapa. Toda a pratica pecaminosa tem um preço e as vezes alto se não houver verdadeiro arrependimento:

(Pv 28:13) O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

4. INDIFERENÇA DIANTE DA MARAVILHA DA PALAVRA DE DEUS – (Sl 119:89) Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.

Palavra que "dura para sempre". Para o coração de pedra, a Bíblia é mais um livro no mercado editorial. Quando muito, é um livro de bolso, de prateleira. Não atentam para sua importância. Deixam-na por qualquer programa supérfluo. Esquecendo-se das maravilhosas palavras do Senhor Jesus em

(Mt 22:29) Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Negociam-na por qualquer valor. Desprezam-na não percebendo que ela é a única forma de nós permanecermos firmes servindo ao Senhor.

Não vamos brincar com o tempo, não vamos deixar nosso coração de pedra tomar conta de nossas vidas, mas vamos deixar que o próprio Espírito Santo troque nossos corações. Veja o que a Bíblia nos diz em:

(Pv 27.1) NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.

DEVEMOS TER UMA GRANDE VISÃO

Lucas 19: 2-9

No mundo existem dois tipos de pessoas; as que têm visão e as que não têm visão. Não é necessário ser grande, importante e inteligente para ter uma grande visão. É necessário ter a sabedoria de Deus (Pv. 2: 1-6) FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.

Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

É necessário olhar na direção certa. Vamos ver algumas características de uma pessoa de visão:

1. NÃO SE INIBEM COM SUAS LIMITAÇÕES Lc 19: 3 - 4. Zaqueu era chefe dos publicanos, e publicanos eram Judeus que cobravam impostos para o governo romano. Eles eram desprezados e rejeitados pelo povo, por trabalharem para os estrangeiros que dominavam, e por serem geralmente desonestos. Como se não bastasse, Zaqueu era pequeno e não podia ver Jesus por causa da multidão. Mas ele queria ver Jesus. Ele não desistiu do seu alvo e procurou os meios para fazê-lo. Imagine um homem importante, de posição social elevada, subindo em uma árvore, superando a sua limitação de altura. Mas ele tinha um objetivo, queria ver Jesus.

2. OLHAR NA DIREÇÃO CERTA Lc 19: 4 – Zaqueu sabia que Jesus ia passar naquele lugar, então ele fixou o olhar naquela direção. Pessoas querem uma grande visão, mas olham na direção errada. Vamos ver um exemplo que a Bíblia mostra em Mt. 26: 14-16, Judas tirou os olhos de Jesus para olhar na recompensa, o dinheiro. Temos o exemplo dos discípulos de Jesus no caminho de Emaús – Lc 24:13-35. Estavam tão tristes pela morte de Jesus, que a visão deles estava na morte, e nem perceberam que Jesus estava vivo ali com eles. Será preciso aprender olhar na direção certa.

3. ENXERGAM ALÉM DO QUE VÊ. Uma grande visão é sempre otimista e enxerga além do que se vê. Zaqueu viu que quem estava ali em sua cidade, não era apenas um Profeta, ou um Mestre, mas o Messias. O que Deus espera do Seu povo é que olhem além das circunstâncias. Ilustrando: Uma pessoa de visão transforma o que tem nas mãos em algo que produz benefício. Ex: limão (azedo e ácido) + água+ açúcar = limonada.

4. INVESTEM NAQUILO QUE CRÊEM Lc 19: 8 - Zaqueu entendeu que havia algo que cabia a ele fazer. Se você tem um objetivo, uma visão, um projeto, o que deve fazer é investir neles. Se você crê no Reino de Deus, invista, semeie. Quando se fala em semear, logo vem o pensamento financeiro. Neste é importante você semear, mas tem muitas coisas que podem ser semeadas, pense um pouco: será que estou investindo naquilo que eu creio? Procure semear no reino de Deus – Mt 6:33.

A vida sem visão se torna superficial e sem vida. Não se deixe vencer por suas limitações, mas vença-as. Não procure na direção errada. Submeta-se à Deus. Procure ver sempre além. E tenha coragem de investir no que crê.

Pr. Wanderley

Deus os abençoe farta e poderosamente.