quinta-feira, 10 de março de 2011

UM NOVO CORAÇÃO E UMA GRANDE VISÃO




Ez 36: 22-32

Todos nós já ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Mas, eu tenho certeza que poucos têm conhecimento da existência de pedra no coração. É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o "doutor" Ezequiel classificou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam sofrendo dessa terrível doença: pedra no coração, ou melhor, um coração de pedra. Quais são os sintomas? Veja quais são:

1. INDIFERENÇA DIANTE DAS MARAVILHAS DE DEUS – (Sl 19:1) OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

(Sl 53:1) DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, e cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem

Torna-se um cego natural e espiritualmente. O profeta Ezequiel está no meio de pessoas com um coração de pedra. Mas Eles estavam cegos para ver as maravilhas de Deus na história de suas próprias vidas.

Israel atravessou o Mar Vermelho a pé enxuto, mas isso não diz nada ao coração de pedra.

Israel é sustentado 40 anos no deserto, mas isso nada diz ao coração de pedra.

Seus corações estavam pedrados e embrutecidos para perceber as maravilhas de Deus em favor de Seu povo.

2. INDIFERENÇA DIANTE DO AMOR DE DEUS – (Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(Rm 5:8) Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

O coração de pedra não se dá conta daquilo que Deus fez, entregando seu Filho Jesus para morrer e derramar todo o sangue para que pudéssemos ter livre acesso diante do Pai. Não se dá conta do alto preço que o Filho de Deus teve que pagar para que nós, miseráveis criaturas, pudéssemos receber o favor de Seu amado Pai. Nada da história de Jesus lhes toca, lhes impressiona, e isto, por uma simples razão - seus corações estão endurecidos como pedra.

3. INDIFERENÇA DIANTE DA GRAVIDADE DO PECADO – (Rm 6:23) Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Uma característica de nossa geração é a sua indiferença para com o pecado. Nada pode ser pior para uma sociedade do que isso. Antes de Noé zombava-se do pecado. Resultado: Dilúvio. Zombava-se do pecado em Sodoma e Gomorra. E estas, foram varridas do mapa. Toda a pratica pecaminosa tem um preço e as vezes alto se não houver verdadeiro arrependimento:

(Pv 28:13) O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

4. INDIFERENÇA DIANTE DA MARAVILHA DA PALAVRA DE DEUS – (Sl 119:89) Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.

Palavra que "dura para sempre". Para o coração de pedra, a Bíblia é mais um livro no mercado editorial. Quando muito, é um livro de bolso, de prateleira. Não atentam para sua importância. Deixam-na por qualquer programa supérfluo. Esquecendo-se das maravilhosas palavras do Senhor Jesus em

(Mt 22:29) Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Negociam-na por qualquer valor. Desprezam-na não percebendo que ela é a única forma de nós permanecermos firmes servindo ao Senhor.

Não vamos brincar com o tempo, não vamos deixar nosso coração de pedra tomar conta de nossas vidas, mas vamos deixar que o próprio Espírito Santo troque nossos corações. Veja o que a Bíblia nos diz em:

(Pv 27.1) NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.

DEVEMOS TER UMA GRANDE VISÃO

Lucas 19: 2-9

No mundo existem dois tipos de pessoas; as que têm visão e as que não têm visão. Não é necessário ser grande, importante e inteligente para ter uma grande visão. É necessário ter a sabedoria de Deus (Pv. 2: 1-6) FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,

Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,

Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus.

Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

É necessário olhar na direção certa. Vamos ver algumas características de uma pessoa de visão:

1. NÃO SE INIBEM COM SUAS LIMITAÇÕES Lc 19: 3 - 4. Zaqueu era chefe dos publicanos, e publicanos eram Judeus que cobravam impostos para o governo romano. Eles eram desprezados e rejeitados pelo povo, por trabalharem para os estrangeiros que dominavam, e por serem geralmente desonestos. Como se não bastasse, Zaqueu era pequeno e não podia ver Jesus por causa da multidão. Mas ele queria ver Jesus. Ele não desistiu do seu alvo e procurou os meios para fazê-lo. Imagine um homem importante, de posição social elevada, subindo em uma árvore, superando a sua limitação de altura. Mas ele tinha um objetivo, queria ver Jesus.

2. OLHAR NA DIREÇÃO CERTA Lc 19: 4 – Zaqueu sabia que Jesus ia passar naquele lugar, então ele fixou o olhar naquela direção. Pessoas querem uma grande visão, mas olham na direção errada. Vamos ver um exemplo que a Bíblia mostra em Mt. 26: 14-16, Judas tirou os olhos de Jesus para olhar na recompensa, o dinheiro. Temos o exemplo dos discípulos de Jesus no caminho de Emaús – Lc 24:13-35. Estavam tão tristes pela morte de Jesus, que a visão deles estava na morte, e nem perceberam que Jesus estava vivo ali com eles. Será preciso aprender olhar na direção certa.

3. ENXERGAM ALÉM DO QUE VÊ. Uma grande visão é sempre otimista e enxerga além do que se vê. Zaqueu viu que quem estava ali em sua cidade, não era apenas um Profeta, ou um Mestre, mas o Messias. O que Deus espera do Seu povo é que olhem além das circunstâncias. Ilustrando: Uma pessoa de visão transforma o que tem nas mãos em algo que produz benefício. Ex: limão (azedo e ácido) + água+ açúcar = limonada.

4. INVESTEM NAQUILO QUE CRÊEM Lc 19: 8 - Zaqueu entendeu que havia algo que cabia a ele fazer. Se você tem um objetivo, uma visão, um projeto, o que deve fazer é investir neles. Se você crê no Reino de Deus, invista, semeie. Quando se fala em semear, logo vem o pensamento financeiro. Neste é importante você semear, mas tem muitas coisas que podem ser semeadas, pense um pouco: será que estou investindo naquilo que eu creio? Procure semear no reino de Deus – Mt 6:33.

A vida sem visão se torna superficial e sem vida. Não se deixe vencer por suas limitações, mas vença-as. Não procure na direção errada. Submeta-se à Deus. Procure ver sempre além. E tenha coragem de investir no que crê.

Pr. Wanderley

Deus os abençoe farta e poderosamente.