quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MUDANDO A MENTE PARA PROSPERAR



Gênesis 39:1-5

1 - E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.

2 - E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio.

3 - Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,

4 - José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

5 - E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.

6 - E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.

CONFISSÃO DA PALAVRA: : Dt 28.12-13.

COMPARTILHAMENTO DA PALAVRA: José era um homem livre, sonhador, cheio de planos. Mas ele chegou no Egito como escravo. Todavia, algo é impressionante na vida de José: Ele podia estar aprisionado e na terra de escravos, mas sua mente era livre, seu coração era livre, ele tinha sonhos, ele pensava em coisas grandes. Foi a sua mentalidade que o levou do calabouço ao trono.

Ilustração: Dois homens pobres ganharam cada qual uma galinha que punha um ovo por dia... Depois de alguns anos um continuava pobre e não tinha mais a galinha e o outro era dono de uma grande granja. A diferença entre um e outro não era a galinha era a mentalidade que cada um deles possuía. Porque o pobre pensa pobremente mas o próspero pensa prosperamente.

Usando a história de José como exemplo, vejamos alguns pensamentos que precisamos ter para nos tornar pessoas prósperas.

I – NASCER POBRE É DESTINO MAS MORRER POBRE É DECISÃO

A mentalidade de que nós temos que morrer da forma que nascemos é uma prisão maligna que requer libertação. Muitas pessoas estão com a prosperidade retida pelo Diabo porque eles não acreditam que seja possível uma mudança em sua vida, principalmente na área financeira. Uma das piores prisões que uma pessoa pode experimentar na vida é a prisão da mente. Essa é a mesma mentalidade daqueles que pensam assim: “eu nasci assim, esse é o meu destino”; “Você nasceu pobre conforme-se com isso”. “Uns nasceram de quina pra lua outros não tiveram a mesma sorte”. José estava em uma terra de escravidão. Seus pés foram algemados, suas mãos estavam presas, ele não tinha a liberdade de ir e vir, mas sua mente estava liberta. Rompa com a mentalidade de miséria: miserável não é aquele que não tem, é aquele que pensa que nunca terá....

II – SÓ TEREMOS O QUE É NOSSO SE CUIDARMOS BEM DO QUE É DOS OUTROS

Eu estou convencido que uma das razões pelas quais José prosperou, é que ele era zeloso com as coisas dos outros. Veja o histórico de José.... Ele cuidava dos negócios do seu pai; quando se tornou escravo ele cuidava da casa de Potifar; quando se tornou prisioneiro a sela dele era a mais organizada; quando cuidou dos negócios de Faraó foi extremamente zeloso... Esse homem estava pronto para ter qualquer coisa.

A Bíblia diz que se você não cuidar daquilo que é dos outros ninguém dará a você aquilo que é seu (Lc 16:12). Sabe porque muita gente não prospera? Porque não é zeloso com as coisas dos outros que lhe são confiadas.

Toalha de papel, copo descartável, guardanapo, são coisas que até as lanchonetes estão evitando, por que as pessoas pegam 5 copos, 10 toalhas, 20 guardanapos, só porque não é delas... Por que isso? Mentalidade de pobreza!!!

Quem mais precisa dos serviços públicos é quem mais depreda o patrimônio público... Por que?

Antes de você ter o seu próprio negócio você precisa aprender a cuidar fielmente dos negócios dos outros.

III – SÓ DEVEMOS INVESTIR ONDE DEUS ESTÁ INVESTINDO

A Bíblia diz que Potifar vendo a prosperidade de José investia nele. Cada vez dava-lhe mais autoridade sobre a sua casa, porque ele via que Deus era com ele. Essa é uma outra coisa que precisamos mudar na nossa forma de pensar. Nos países de primeiro mundo, a forma de levantar recursos para qualquer coisa é você apresentando um projeto convincente. Nos países latinos para você levantar recursos, em geral tem que contar uma história triste de necessidade, se apresentar maltrapilho, etc... Até Potifar foi capaz de perceber isso: Vou dar mais autoridade a esse rapaz porque ele é próspero. Nós precisamos mudar a nossa mentalidade e passar a investir, não onde há necessidade, mas onde Deus está investindo. Se quisermos ser pessoas prósperas, temos que mudar nossa forma de pensar!

IV – NÓS SOMOS UM FATOR DE BÊNÇÃO PARA NOSSA GERAÇÃO:

A Bíblia diz que Deus abençoou a casa de Potifar por causa de José! O que isso significa? Que Deus não apenas quer nos abençoar, mas ele quer usar a nossa vida para abençoar tudo aquilo em que colocarmos as nossas mãos. Seu patrão um dia vai chamar você no escritório e vai dizer: eu vou promover você, porque desde que você entrou aqui na empresa e chegou nesse setor, os negócios estão indo de vento em polpa.

O princípio de Deus é abençoar todos os lugares onde você entrar e sair, onde você colocar suas mãos ou a planta dos seus pés. Através de José, Deus abençoou toda a sua geração. E através de sua vida Deus irá abençoar sua família, a empresa onde você trabalha, seus negócios. Porque todas as bênçãos de Deuteronômio 28.1-13 estão sobre a sua vida.

Perguntas:

1) Você se considera uma pessoa zelosa com as coisas alheias?

2) Dos quatro pensamentos acima qual você mais precisa para se tornar mais próspero?