quarta-feira, 6 de abril de 2011

VOCÊ DESEJA SER USADO POR DEUS


Esdras: 7: 1-10

Introdução: Para Deus nos usar será preciso DISPOSIÇÃO e aprender diariamente com Ele em todas as situações. Vamos aprender com Esdras, que dedicou a sua vida a estudar e a praticar a Lei do SENHOR, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel. Esdras, cujo nome significa ajuda, (ou o mesmo que o Senhor ajudou), foi um líder importante na história de Israel. Numa época em que o povo estava ainda comprometido com o pecado, ele foi usado para trazer uma restauração e levar a nação a abandonar seus erros e se converter completamente ao Senhor.

1. TER UMA VIDA DEDICADA – Esdras 7: 10. O texto começa dizendo que Esdras “conhecia muito bem a Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, o Deus de Israel”. Este é um segredo comum na vida de todos aqueles que são usados por Deus e se tornam líderes de excelência. Toda conquista custa um preço, e sem dedicação é impossível crescer na fé. Você tem se dedicado a servir ao Senhor? Isso é demonstrado nas mínimas atitudes: freqüentar o Grupo Vida, discipular, manter uma vida de oração, etc Rom. 6: 19

2. ESTUDAR A PALAVRA – Esdras 7: 10 A primeira coisa que Esdras fez foi “estudar a Lei do Senhor”. Esse homem era um escriba, ou seja, um estudioso da Palavra de Deus. Por isso seu conhecimento foi crescendo a ponto de torná-lo um mestre em Israel. Nós também precisamos dessa dedicação. Quem não se alimenta da Palavra de Deus permanece infantil ou raquítico o resto da vida. Para crescer na Palavra, todos devem estudar a Bíblia com maior profundidade e para isto temos algumas coisas que nos ajudam como o Grupo Vida, Escola de Crescimento Cristão, os Cultos de celebração, o discipulado. Josué 1:8 fala da necessidade do estudo da Lei de Deus.

3. PREGAR A PALAVRA AOS QUE NÃO A CONHECEM – Esdras 7: 10 Esdras estudava e praticava a Palavra de Deus, mas se dispôs também “para ensinar ao povo de Israel”. Ele não tinha um coração tímido e nem egoísta. Não admitiu ficar calado diante da riqueza de Deus que estava em sua vida. Foi assim que ele se tornou um líder e adquiriu respeito na nação. Isto é uma inspiração para nós. A pessoa que quer somente receber é egoísta e não agrada a Deus. Temos que estar sempre dispostos a falar de Jesus, ajudar pessoas que não conhecem este Deus maravilhoso que conhecemos e ensinando a outros aquilo que estamos aprendendo Mt 28:19-20.

CONCLUSÃO: Você já dispôs o seu coração para viver como Esdras viveu? II Tm 4:1-5. É preciso levar a sério o que nos diz Tg 4: 17 . Pregar a Palavra é fazer o bem. É ajudar a tirar as pessoas de uma morte eterna para ter vida eterna. Agora responda “VOCE DESEJA SER USADO POR DEUS?”. Se realmente deseja coloque em prática o que foi ensinado nesta lição. Avancemos em conquista do reino de Deus!

Cada casa uma igreja, cada membro, um ministro da palavra.

A PÁSCOA BÍBLICA




Ex 12:1-14

A Páscoa tornou-se uma celebração ritual em toda a comunidade judaica mundial. As famílias judaicas reúnem-se toda a primavera para observar este rito através da ordenança dada por DEUS. Hoje celebramos a vida, salvação e libertação na pessoa de JESUS CRISTO, Nosso Senhor!

1. A MANISFESTAÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS – Ex 6:1-2

Esta refeição inclui vários elementos que nos lembram o grande livramento de Deus ao seu povo três mil e quinhentos anos atrás quando Ele enviou Moisés a Faraó com as instruções: "Deixa meu povo ir!" A resistência de Faraó trouxe dez pragas sobre os egípcios antes que o rei, finalmente, deixasse Israel ir. Então, uma vez mais, Faraó desafiadoramente persegue Israel até o Mar Vermelho, onde o Anjo do Senhor providenciou uma barreira entre Israel e o Egito.

Deus milagrosamente dividiu o mar com um vento do leste, tal que Israel pode escapar por um caminho seco (o caminho através do mar). Mas quando o exército egípcio seguiu a Israel através do mar, eles foram engolidos e se afogaram nas águas que se fecharam sobre eles.

Os atos de Deus impressionaram tanto a Israel que eles responderam temendo ao Senhor, crendo nele e adorando-o com cânticos e danças (Ex 15.1-21). A Escritura ensina que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 111.10), e que Deus levou em conta o "crer" nele como justiça.

2. A NATUREZA DO PROPÓSITO DE DEUS – 1 Co 10:1-12

Moisés levou o povo ao deserto onde eles seriam provados pelo Senhor.

Israel finalmente falhou neste teste, cessando no temor do Senhor e em crer nele e em seu servo Moisés. Como resultado de sua incredulidade, Israel sofre a perda de uma geração inteira do povo que morreu no deserto. Nós continuamos a celebrar a Páscoa hoje, mas Deus deseja que nós vamos além do ritual.

Paulo explica que todos os acontecimentos da Páscoa prefiguravam a natureza do propósito para nossa instrução. A conclusão a que Paulo chega no verso 12 é particularmente penetrante: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia". Novamente em I Co 5.7, ele diz: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós".

A realidade espiritual é a única coisa de valor além do ritual. O Messias Jesus é a única realidade que continuará soprando vida em nossas almas se nós esperarmos nele. Yeshua é o "Cordeiro Pascal".

CONCLUSÃO: O povo de Israel entrou na presença de DEUS por causa do ritual, mas hoje temos livre acesso ao Santos dos Santos, através de JESUS, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo Jo 1:29. Celebre a vida, a libertação na pessoa de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!

A MANIFESTAÇÃO DO CARÁTER

O modelo de caráter que precisamos buscar é o de Jesus. Com o caráter Dele temos autoridade e poder, mas para isso é necessário santificação. Sem a busca da santificação não haverá poder e autoridade Hb 12:14.

1. A DEFORMIDADE DO CARÁTER

Deus criou o homem perfeito em todos os aspectos; moral, espiritual, ou seja, a completa obra de Deus Gn 1:26. Com a entrada do pecado veio a deformidade no caráter do homem. Pois o homem pecou e desviou do propósito do Criador. O homem tinha autoridade que Deus tinha concedido, pois ele automaticamente podia dizer sim ou não a satanás, mas Adão cedeu à tentação Gn 3:1-13. Com isto entrou a deformidade no seu caráter. Passou a ser: fugitivo, acusador, não assumindo suas próprias responsabilidades. Deus tem um plano perfeito para a humanidade, pois satanás sabe como ferir o coração de Deus deformando o caráter dos homens.

2. O PLANO REDENTOR DE DEUS – GN 3:15

Vimos o problema, mas agora Deus dá a solução entregando seu filho Jesus – Jo 3:16. Esse plano de Deus é um dos maiores planos de Deus em relação à humanidade. O propósito de Deus é que nenhum se perca 1ª Tm 2:4, mas que venha ao conhecimento da verdade. Todo o que recebe a Jesus necessita do conhecimento da Verdade, pois a verdade se dá através da Palavra de Deus.

3. A FORMAÇÃO DO CARÁTER DE CRISTO EM NÓS – Rm 8:29

O propósito de Deus é estampar o caráter de Jesus em nós. No caráter de Jesus vemos a totalidade de Deus, um Deus perfeito, santo e imutável. Quando Jesus andou pela terra era o próprio Deus andando no meio da sua criação. Quanto mais termos o caráter de Jesus nos tornaremos mais parecidos com Deus. No caráter de Jesus vemos:

a) humildade Fp 2:5-11

b) obediência Mt 26:39

c) a manifestação do fruto Mt 11:29, Gl 5:22-23

d) renúncia Mt 16:24-25 o maior exemplo de uma vida de renúncia foi a de Jesus

CONCLUSÃO: Quando realmente aplicarmos os fundamentos do caráter de Jesus em nós seremos mais parecidos com Ele. A vontade de Deus é que sejamos semelhantes Nele em tudo. Faça um desafio nesses próximos meses em estudar e ler novamente os evangelhos se você já leu, se não, comece hoje. Medite e veja o que Deus deseja realizar na sua vida. Se você deseja que seu caráter seja transformado leia provérbios todos os dia, ou seja, um capitulo por dia.