quarta-feira, 6 de abril de 2011

A PÁSCOA BÍBLICA




Ex 12:1-14

A Páscoa tornou-se uma celebração ritual em toda a comunidade judaica mundial. As famílias judaicas reúnem-se toda a primavera para observar este rito através da ordenança dada por DEUS. Hoje celebramos a vida, salvação e libertação na pessoa de JESUS CRISTO, Nosso Senhor!

1. A MANISFESTAÇÃO SOBRENATURAL DE DEUS – Ex 6:1-2

Esta refeição inclui vários elementos que nos lembram o grande livramento de Deus ao seu povo três mil e quinhentos anos atrás quando Ele enviou Moisés a Faraó com as instruções: "Deixa meu povo ir!" A resistência de Faraó trouxe dez pragas sobre os egípcios antes que o rei, finalmente, deixasse Israel ir. Então, uma vez mais, Faraó desafiadoramente persegue Israel até o Mar Vermelho, onde o Anjo do Senhor providenciou uma barreira entre Israel e o Egito.

Deus milagrosamente dividiu o mar com um vento do leste, tal que Israel pode escapar por um caminho seco (o caminho através do mar). Mas quando o exército egípcio seguiu a Israel através do mar, eles foram engolidos e se afogaram nas águas que se fecharam sobre eles.

Os atos de Deus impressionaram tanto a Israel que eles responderam temendo ao Senhor, crendo nele e adorando-o com cânticos e danças (Ex 15.1-21). A Escritura ensina que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 111.10), e que Deus levou em conta o "crer" nele como justiça.

2. A NATUREZA DO PROPÓSITO DE DEUS – 1 Co 10:1-12

Moisés levou o povo ao deserto onde eles seriam provados pelo Senhor.

Israel finalmente falhou neste teste, cessando no temor do Senhor e em crer nele e em seu servo Moisés. Como resultado de sua incredulidade, Israel sofre a perda de uma geração inteira do povo que morreu no deserto. Nós continuamos a celebrar a Páscoa hoje, mas Deus deseja que nós vamos além do ritual.

Paulo explica que todos os acontecimentos da Páscoa prefiguravam a natureza do propósito para nossa instrução. A conclusão a que Paulo chega no verso 12 é particularmente penetrante: "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia". Novamente em I Co 5.7, ele diz: "Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós".

A realidade espiritual é a única coisa de valor além do ritual. O Messias Jesus é a única realidade que continuará soprando vida em nossas almas se nós esperarmos nele. Yeshua é o "Cordeiro Pascal".

CONCLUSÃO: O povo de Israel entrou na presença de DEUS por causa do ritual, mas hoje temos livre acesso ao Santos dos Santos, através de JESUS, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo Jo 1:29. Celebre a vida, a libertação na pessoa de NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!