segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ROMPENDO COM A MENTALIDADE DO TADINHO




Lc. 15.11-32

O salmista nos exorta dizendo: “Todo ser que respira louve ao Senhor". Portanto se você está respirando hoje, diga Aleluia! E vamos louvar ao Senhor.


COMPARTILHAMENTO DA PALAVRA:


Você já ouviu a expressão: “Tadinho do fulano?”. Muitas vezes usamos essa expressão em relação a pessoas que estão passando por problemas que consideramos sérios, a pessoas que estão sem dinheiro ou que precisam de algum tipo de ajuda. Todavia, a palavra tadinho, vem da palavra COITADO que significa “AQUELE QUE SOFREU UM COITO FORÇADO”, que foi violentado. A parábola do Filho Pródigo nos mostra que aqueles que são considerados “tadinhos”, podem não ser tão “tadinhos” assim. Vejamos:


Por trás do Tadinho...


I – ESTÁ UMA ATITUDE DE IRRESPONSABILIDADE:


Imagine que você nunca tivesse ouvido essa história. Imagine que você conheceu esse jovem pródigo, apenas no momento que ele já havia perdido tudo e estava apascentando porcos. Imagine que você o visse disputando com os porcos o alimento que comia, o que você falaria? Com certeza seriam palavras semelhantes a essas: “Tadinho desse pobre jovem, que não tem sequer o que comer...”


Da mesma forma, qualquer outra pessoa que o analisasse sob qualquer outro ponto de vista falaria o mesmo:


a) O Socialista diria: “Essa sociedade é mesmo individualista. Uns tem muito e outros nada têm. Tadinho desse rapaz faminto...”


b) O Psicólogo diria: “Com certeza o pai desse rapaz não o orientou corretamente...Tadinho desse pobre rapaz...”


c) O Político diria: “Esse é o resultado dessa política recessiva do governo federal. Isso é culpa do governo que não tem um projeto alimentar que alcance a todos. Tadinho desse moço faminto...”


d) A Freira diria: “Não existe mais amor pelo próximo. Veja, ninguém ajuda a esse solitário rapaz. Tadinho dele...”


e) O Economista diria: “A culpa é da taxa de juros do país ou do dólar alto... Tadinho desse rapaz...”


Mas conhecendo a história, nós descobrimos que o único responsável pela situação daquele jovem era ele mesmo.


Muitas vezes por trás dessa situação de “tadinho” está uma atitude irresponsável. Aquele moço não calculou as conseqüências de viver uma vida dissoluta. De gastar dinheiro sem critérios, de esbanjar a herança... E foi essa atitude que o levou para o fundo do poço. Pessoas que não assumem responsabilidade não crescem e vão viver como “tadinhos” sempre.


Por trás do Tadinho...


II – ESTÁ UMA ATITUDE DE DESRESPEITO


Uma outra coisa que podemos observar na parábola do filho Pródigo é a atitude de desrespeito que ele teve em relação ao pai. Ele não respeitou a velhice do pai. Ele pediu a herança antecipadamente. Geralmente um filho entra na posse da herança quando os pais morrem. Mas esse jovem pediu a herança para poder sair de casa... Ele não considerou os negócios do pai, ele não ouviu a opinião de ninguém. Ele simplesmente fez o que ele achava mais conveniente sem respeitar sentimentos, nem tradições... E foi como fruto dessa semeadura, que ele teve a terrível colheita de apascentar porcos. Mas alguém ainda assim diria: “tadinho desse rapaz”.


Por trás dessa situação de tadinho, há sempre uma atitude de desrespeito. Cada pessoa está na situação que está porque em algum momento, desrespeitou leis, desrespeitou regulamentos; desrespeitou contratos, desrespeitou pessoas, desrespeitou alianças. Respeito é algo que está muito ligado à questão de caráter, de princípios, mas também de educação. Se queremos andar como vencedores precisamos restaurar o princípio do respeito nas coisas mais simples como: Pedir licença, bater na porta antes de entrar; não fazer perguntas indelicadas do tipo: “Quanto você ganha?”, “Quanto custou o que você comprou?”, respeitar pessoas mais velhas.

Por trás do Tadinho...


III – ESTÁ UMA ATITUDE DE MAU HUMOR


No final do texto acontece uma cena interessantíssima: Tadinho do filho mais velho, sempre trabalhou e quem ganhou a festa foi o outro que aprontou todas. Mas na verdade aquele irmão também não era um tadinho. Ele era apenas uma pessoa mal humorada que não sabia se alegrar com a família. E que possivelmente não tinha amigos para poder matar um cabrito e comemorar.


Vencedores são pessoas que se regozijam, vencedores são pessoas que se alegram, que vibram. Pessoas mal humoradas vivem sempre irritadas, sempre reclamando da vida, dos outros, etc. Muitas vezes você vê alguém aparentemente triste, mas na verdade é mau humor, e diz: “Tadinho do fulano.” Todavia tudo o que ele precisa fazer é se alegrar com os que se alegram.


Muitos alegam que Jesus não vivia rindo. Mas é muito provável que estejam errados. Tudo indica que Jesus era uma pessoa que possuía senso de bom humor. Uma das evidências é que as crianças gostavam de estar perto dele. E criança não fica perto de pessoa sisuda e mal humorada.


Vencedores choram com os que choram, mas também se alegram com os que se alegram.


Essas são minhas perguntas pra você!


1) Você costuma ou costumava usar muito a expressão “tadinho”?


2) Existem pelo menos três atitudes que podem estar por trás daqueles que são considerados “tadinhos”, qual delas é ou já foi um problema em sua vida?


3) Você se considera uma pessoa bem humorada? E qual o motivo?






Peça para um membro escolher uma pessoa do grupo, sem especificar o motivo. Coloque a pessoa escolhida na “cadeirinha da bênção”. Peça para todos orarem por ela.




Pr. Wanderley

A IMPORTÂNCIA DE ANDARMOS NA LUZ

Antes de andar na Luz
Andando na Luz




I João 1:5-l0

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7)

I - CONHECENDO A VERDADE

O apóstolo João sempre nos fala, claramente, tanto no evangelho, como em suas cartas, de apenas duas maneiras de viver. Uma, é viver na luz, outra, é viver nas trevas. Não existe meio têrmo, não tem outra forma de viver; ou alguém anda na luz, ou anda nas trevas.

No verso 5, ele diz que Deus é luz, e não há Nele treva nenhuma. É impossível haver trevas em Deus, pois Ele é a própria luz, Ele também criou a luz. Na criação do universo, a primeira coisa que Deus criou foi a luz. (Gn 1:3) “Disse Deus: Haja luz, e houve luz”.

A terra estava sem forma, e vazia e havia trevas sobre a face do abismo. Mas a mesma já existia. Assim também é a vida de muita gente, você já existe, mas sua vida pode estar sem forma e vazia, e há muitas trevas sobre sua vida. Mas Deus, com Sua palavra de poder, palavra de vida, pode e quer criar algo novo em sua vida. Ele quer criar luz em sua vida. Em (Gn 1:4) diz: “E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas”. Deus quer separar as trevas de sua vida e deixar apenas a luz, pois ela é boa. Esta é a primeira coisa que Deus faz na vida do homem, separar luz e trevas.

II – NÃO HÁ COMUNHÃO ENTRE LUZ E TREVAS

Não tem jeito de colocar luz e escuridão na mesma sala. Em nossa casa, quando está escuro de noite, você se levanta e logo acende a luz. Quando a luz se acende, toda a escuridão vai embora.

Assim é em nossa vida, ou pelo menos tem que ser. Quando Deus entra em nossa vida, em nosso coração, todas as trevas vão embora. Agora, não podemos viver na penumbra, tem gente que gosta de viver em ambiente escuro, ou mesmo com uma luz bem fraquinha, mas em nossa vida espiritual não pode ser assim. Em (IJoão 1:6) está escrito: “Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Não tem jeito de estarmos em comunhão com Deus e ao mesmo tempo andar nas trevas, em mentiras, vícios, jogos, prostituição, roubo, engano, idolatria, feitiçaria, rebeldia, insubmissão, inimizades, etc.

III – OS BENEFÍCIOS DE ANDAR NA LUZ

Quando andamos na luz, temos comunhão com Deus e, também, com os irmãos, uns com os outros. Ninguém pode dizer que anda na luz, que tem comunhão com Deus, e ao mesmo tempo não tem comunhão, amizade, unidade e amor para com os irmãos.

Quando andamos na luz, (IJoão 1:7) Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Quando andamos na luz, qualquer pecado que cometemos é logo denunciado pela luz que está em nós. É como numa sala onde há muita luz, qualquer sujeira que aparecer logo será vista, porque tem luz no ambiente. Assim, a sujeira é vista e logo alguém vai e limpa, para que a sala continue limpa. Assim também deve ser em nossa vida, qualquer pecado que cometemos temos que confessá-lo a Deus e, com arrependimento sincero, pedir perdão, pois Deus é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça.

CONCLUSÃO

Só depende de cada um de nós, andar ou não, na luz. A decisão é responsabilidade nossa. A luz existe para iluminar, para que não andemos na escuridão. (Salmos 119:105). Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Pr. Wanderley

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO DISCÍPULO



A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO NA VIDA DO DISCÍPULO



Lucas 11:1


Um líder nunca conseguirá um resultado satisfatório na vida de um discípulo, ensinando-o apenas com palavras, estudos, idéias e sujestões. É necessário que dê o exemplo. Jesus deu o exemplo de uma vida de oração aos seus discipulos, pois Ele sempre se retirava para algum lugar para orar.


I - O BOM EXEMPLO DESPERTA O INTERESSE NO VERDADEIRO DISCÍPULO


Jesus nunca pregou um grande sermão sobre oração, ele nunca ensinou a teologia da oração. Ele simplesmente orava. E quando Ele começava a falar sobre oração Ele dizia: “Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome, venha o Teu reino…” Jesus estava ensinando princípios espirituais, através dos quais devemos orar. Primeiro, com reverência diante de Deus mas, também, com liberdade em nosso espírito, reconhecendo sempre que Ele é nosso Pai. Segundo, reconhecendo, sempre, que o nome de Deus é Santo. Por isso, devemos prestar-lhe adoração, santificando, sempre, o nome do nosso Deus e Pai. Terceiro, devemos reconhecer que Ele é Rei e que tem um reino espiritual. Que Ele é Rei sobre as nossas vidas, e que todo reino tem governo e autoridade. Portanto, quando dizemos, “venha o Teu reino”, estamos dizendo, Senhor reina sobre nós, faça sempre a Tua vontade em minha vida. Já não é mais a minha vontade, mas a vontade do Pai, minha vida já não é mais minha, mas dEle.


II – A ORAÇÃO É UMA LINHA DIRETA AO TRONO DO PAI


Através da oração, temos acesso ao Pai, por meio do novo e vivo caminho, pelo sangue de Jesus que foi derramado na cruz por todos nós. Graças a Deus que nos dá a vitória, pois todas as vezes que oramos Ele nos ouve e nos responde (Jr 29:12 a 14).


A oração é uma arma secreta que podemos usar de várias maneiras. Podemos orar tanto em vós alta, como também só na mente, com nosso pensamento ligado no trono de Deus, para que o inimigo não ouça as nossas palavras. Ou ainda, podemos orar também em línguas, pois assim estaremos orando em espírito, falando em mistérios com Deus, estaremos sendo edificados e o próprio Espírito Santo estará nos conduzindo em nossas orações, pois nós verdadeiramente não sabemos orar como convém, por isso o Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas, pois ele ora conforme a vontade do Pai.


III – A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO


Através da oração você pode vencer muitas batalhas no mundo espiritual. Através da oração Deus vai fortalecendo sua vida espiritual a cada dia mais. Sem uma vida de oração não há cristão que sobreviva, pois a oração é, para nós, como o ar que respiramos, não podemos viver sem ele. O verdadeiro discípulo de Jesus precisa orar, orar, e orar. Paulo nos diz: “Orai sem cessar.” (ITs 5:17).


Através da oração conseguimos tocar o coração de Deus. Através da oração da fé podemos realizar coisas no plano do sobrenatural, ou seja, Deus realizará através de nós. Deus poderia realizar tudo sozinho, mas Ele nos dá o privilégio de participarmos de Suas realizações maravilhosas. Deus é tremendo! Desenvolvam uma vida de oração constante, e vocês alcançarão muitas vitórias em suas vidas.


CONCLUSÃO


Se alguém tem uma necessidade específica, algo mesmo impossível aos homens, faça uma prova. Ore, fale com Deus, se humilhe, rasgue seu coração diante de Deus, chore, suplique, implore, clame e o Senhor o ouvirá. Ore por sua família, pelo seu GV, pela igreja, pelos amigos, por aqueles que você quer ganhar para Jesus. Mas nunca se esqueça de orar em nome de Jesus.


Pr. Wanderley