segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DE ANDARMOS NA LUZ

Antes de andar na Luz
Andando na Luz




I João 1:5-l0

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7)

I - CONHECENDO A VERDADE

O apóstolo João sempre nos fala, claramente, tanto no evangelho, como em suas cartas, de apenas duas maneiras de viver. Uma, é viver na luz, outra, é viver nas trevas. Não existe meio têrmo, não tem outra forma de viver; ou alguém anda na luz, ou anda nas trevas.

No verso 5, ele diz que Deus é luz, e não há Nele treva nenhuma. É impossível haver trevas em Deus, pois Ele é a própria luz, Ele também criou a luz. Na criação do universo, a primeira coisa que Deus criou foi a luz. (Gn 1:3) “Disse Deus: Haja luz, e houve luz”.

A terra estava sem forma, e vazia e havia trevas sobre a face do abismo. Mas a mesma já existia. Assim também é a vida de muita gente, você já existe, mas sua vida pode estar sem forma e vazia, e há muitas trevas sobre sua vida. Mas Deus, com Sua palavra de poder, palavra de vida, pode e quer criar algo novo em sua vida. Ele quer criar luz em sua vida. Em (Gn 1:4) diz: “E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas”. Deus quer separar as trevas de sua vida e deixar apenas a luz, pois ela é boa. Esta é a primeira coisa que Deus faz na vida do homem, separar luz e trevas.

II – NÃO HÁ COMUNHÃO ENTRE LUZ E TREVAS

Não tem jeito de colocar luz e escuridão na mesma sala. Em nossa casa, quando está escuro de noite, você se levanta e logo acende a luz. Quando a luz se acende, toda a escuridão vai embora.

Assim é em nossa vida, ou pelo menos tem que ser. Quando Deus entra em nossa vida, em nosso coração, todas as trevas vão embora. Agora, não podemos viver na penumbra, tem gente que gosta de viver em ambiente escuro, ou mesmo com uma luz bem fraquinha, mas em nossa vida espiritual não pode ser assim. Em (IJoão 1:6) está escrito: “Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”. Não tem jeito de estarmos em comunhão com Deus e ao mesmo tempo andar nas trevas, em mentiras, vícios, jogos, prostituição, roubo, engano, idolatria, feitiçaria, rebeldia, insubmissão, inimizades, etc.

III – OS BENEFÍCIOS DE ANDAR NA LUZ

Quando andamos na luz, temos comunhão com Deus e, também, com os irmãos, uns com os outros. Ninguém pode dizer que anda na luz, que tem comunhão com Deus, e ao mesmo tempo não tem comunhão, amizade, unidade e amor para com os irmãos.

Quando andamos na luz, (IJoão 1:7) Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Quando andamos na luz, qualquer pecado que cometemos é logo denunciado pela luz que está em nós. É como numa sala onde há muita luz, qualquer sujeira que aparecer logo será vista, porque tem luz no ambiente. Assim, a sujeira é vista e logo alguém vai e limpa, para que a sala continue limpa. Assim também deve ser em nossa vida, qualquer pecado que cometemos temos que confessá-lo a Deus e, com arrependimento sincero, pedir perdão, pois Deus é fiel e justo para nos purificar de toda injustiça.

CONCLUSÃO

Só depende de cada um de nós, andar ou não, na luz. A decisão é responsabilidade nossa. A luz existe para iluminar, para que não andemos na escuridão. (Salmos 119:105). Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Pr. Wanderley