segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O CUIDADO DE DEUS POR NÓS


Mateus 6:25-34 - "Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, …"


INTRODUÇÃO


Palavras do nosso Amado mestre e senhor Jesus para nossa vida. Jesus, instruindo seus discípulos, disse-lhes que não deviam andar ansiosos por coisa alguma. Ele está nos ensinando que podemos, e devemos, aprender a viver em total confiança e dependência dEle. Deus quer que seus filhos vivam em plena comunhão com Ele, e esta é uma forma de nos mantermos sempre em contato com Ele pois, quando estamos em comunhão com Ele, nós aprendemos que podemos confiar totalmente que Ele cuida de nós em tudo, até mesmo nas coisas materiais. Deus nos mostra que não precisamos nos preocupar com o dia de amanhã, com o que iremos comer ou vestir, isto não significa que não precisamos trabalhar, não é isto mas, sim, que podemos confiar que Ele sempre nos abençoará, suprindo todas as nossas necessidades, nos dando saúde, inteligência e trabalho.


I - No verso 25 Jesus nos diz que a vida é mais importante do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário. A vida com Jesus é mais importante pois Ele é o pão da vida, Ele é a própria vida. O corpo é mais importante do que o vestuário, porque nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Portanto, precisamos cuidar mais do corpo, no aspecto físico, ou seja, nossa saúde, do que ficar preocupado com as vaidades do dia-a-dia. Em outras palavras, precisamos cuidar mais de nossa saúde espiritual e física do que das aparências, pois as preocupações desta vida podem nos tirar do alvo, que é andar na presença de Deu,s em santidade e em total confiança nEle.


II - No verso 26, Jesus nos mostra que nós temos muito mais valor do que uma ave do céu. Assim como Ele cuida de uma simples ave, com toda certeza Ele se preocupa conosco e cuida de nós. Jesus ainda usa outro exemplo dos lírios do campo, e nos diz que se Ele cuida em criar uma flor com tanta beleza, mesmo sabendo que ela é de pouca duração e depois vai para o fogo, quanto mais aos seus filhos, Ele tem o maior prazer em nos vestir bem. Deus quer que estejamos, sim, bem vestidos, bem cuidados mas, acima de tudo, temos que estar vestidos de vestiduras brancas diante dEle, com vestes de louvor, de justiça e santidade. (O que vencer será vestido de vestes brancas) Ap 3:5.


III - Precisamos aprender a confiar totalmente em nosso Deus, pois Ele é pai que cuida e sustenta, tanto espiritualmente como, também, no plano material, pois Ele tem prazer em nos abençoar. Ele quer que aprendamos a buscá-lo em primeiro lugar. Ele quer ter o primeiro lugar em nosso coração, isto porque Ele nos ama muito, Ele tem ciúme de nós (Tiago 4:5), e não quer que o nosso coração esteja atribulado por coisa alguma. Deus verdadeiramente é pai e quer que o conheçamos como pai.


CONCLUSÃO


Deus, como pai, tem o prazer de cuidar de seus filhos. Somos nós que precisamos aprender a viver como filhos dEle. Deus está resgatando, em nós, este relacionamento de pai e filhos, pois o inimigo conseguiu destruir isto por causa do pecado e fez com que o homem passasse a viver no seu orgulho, e vaidade, longe de Deus, se tornando auto-suficiente.