sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

HÁ GRANDE RECOMPENSA EM SER FIEL!



Mateus 25:14-30

A Parábola dos talentos bem poderia ser chamada de “Parábola da Fidelidade”, pois há um destaque desse ensinamento na relação dos servos com o seu senhor, acrescentando-se o julgamento e condenação daquele servo infiel.


Observamos, ao longo da Bíblia, a exaltação à fidelidade, como uma marca positiva, elogiada e grandemente recompensada por Deus. Vemos, também, a fidelidade, como atributo divino, bastante comemorado e até cantado nos Salmos (Salmos 36:5; 40:10; 89:2,5,8; 92:2). A fidelidade faz parte do caráter de uma pessoa e é revelada, principalmente, nos momentos de conflito, dificuldades, desafios e provações.

I - O FIEL É RECOMPENSADO POR DEUS COM PROSPERIDADE


“Muito bem servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei” (Mt 25:21,23). Você deseja prosperar em tudo na sua vida? Então seja fiel em tudo. Deus observa a nossa fidelidade nas pequenas coisas, no pouco que nós recebemos ou possuímos. Tem gente que vive se preparando para ser fiel, mas só quando as coisas melhorarem, quando as tentações desaparecerem, quando o dinheiro sobrar, etc. São como aqueles que vivem protelando a sua decisão ao lado de Jesus e as oportunidades vão passando até que a “noite vem, onde ninguém pode fazer mais nada”. Ninguém é fiel apenas declarando. Sabemos que um discípulo é fiel quando ele recebe uma ordem e cumpre; quando seu nome está na lista dos dizimistas e ofertantes; quando vemos o seu testemunho de santificação; quando vemos os seus frutos. Você é fiel?

II – O FIEL É RECOMPENSADO, POR DEUS, COM ALEGRIA – versos 21 e 23


Jesus reserva, para os seus fiéis, uma alegria que vem da parte dEle que independe das circunstâncias em que nos encontremos. Trata-se de uma alegria que jamais acabará e essa alegria não se pode comparar com nenhum outro tipo de alegria que o homem possa ter. Você já experimenta dessa alegria em seu coração?


Nas provações e lutas que enfrentamos, para permanecermos fiéis, devemos sempre nos lembrar de que não estamos sozinhos, pois Deus jamais nos abandona. Ele não permite que sejamos tentados além das nossas forças, além do nosso limite, além do que podemos suportar (ICo 10:13). Não tenha medo de abraçar o desafio de se tornar um crente fiel ao Senhor Jesus. Você já recebeu a grande alegria da salvação em Jesus? Deseja recebê-la agora?

CONCLUSÃO:


A parábola dos talentos nos revela que, para os fiéis, há recompensas, prosperidade e grande alegria, mas para aquele, que não for encontrado fiel, há castigo, perda, choro e condenação (Mateus 25:28-30). O que você deseja para a sua vida? O que você quer receber do Senhor Jesus? Tudo vai depender da usa decisão em aceitá-Lo como seu Senhor e Salvador, e da sua fidelidade a Ele, em tudo, na sua vida. Vale a pena ser fiel!


VIVENDO UMA VIDA DE ALIANÇAS


VIVENDO UMA VIDA DE ALIANÇAS



Jeremias 32:38-41

O nosso Deus é um Deus de aliança, de fidelidade, de palavra. Tudo aquilo que Ele promete, Ele cumpre. Todas as suas alianças são honradas. Deus trabalha exclusivamente em aliança, por isso é que, nesse texto profético que lemos, Ele promete restaurar a sua aliança com Israel, fazendo uma nova aliança que será eterna, que o seu povo jamais irá quebrar. E Ele cumpriu isso em Jesus, que estabeleceu uma nova e eterna aliança (Lucas 22:20).

I – A ALIANÇA COM DEUS ABENÇOA OS NOSSOS FILHOS NATURAIS E ESPIRITUAIS


“…para seu bem e o bem de seus filhos depois deles” (Jr 32:39b). A decisão que tomamos, nos aliançando com Deus, além de nos abençoar, abençoará também a nossa descendência, os nossos filhos. É semelhante a uma herança que você deixa para seus filhos. Se você deixar uma herança espiritual de idolatria, de ateísmo, de bruxaria, de materialismo, de indiferença religiosa etc, saiba que eles serão contaminados por ela. Assim como, também, se você deixar uma herança espiritual cristã, evangélica, bíblica, seus filhos serão grandemente abençoados.


A sua decisão, hoje, de se aliançar com Deus, entregando a sua vida a Jesus, abençoará a sua vida e alcançará as suas gerações futuras, pois isso é promessa do Senhor. Decida, agora, aliançar-se com Deus por meio de Jesus.

II – A ALIANÇA COM DEUS NOS DÁ A SALVAÇÃO


Assim como existe a benção, existe, também, a maldição. Assim como existe o céu, existe, também, o inferno. Assim como existe a salvação, existe, também, a condenação. E a condenação espiritual nada mais é do que uma maldição eterna, irrevogável, imutável e definitiva. Jesus ilustrou isso, muito bem, na parábola do rico e de Lázaro (Lucas 16:25-26). Através dessa aliança, proposta por Deus, renovada em Cristo, temos a oportunidade de nos tornarmos povo de Deus, filhos de Deus. Temos a oportunidade de mudar o nosso coração, mudar o nosso caminho. E essa mudança, essa conversão, dar-se-á pelo amor de Deus em Cristo, que nos constrange a recebê-Lo como nosso Senhor e Salvador. Faça, agora, uma aliança com Deus em Cristo Jesus, entregando a sua vida a Ele e recebendo a sua salvação.

III – A ALIANÇA COM DEUS EXIGE FIDELIDADE


Deus nos promete abençoar, nos plantar na terra em prosperidade, nos salvar, mas Ele exige a nossa fidelidade total. E essa fidelidade a Deus passa pela fidelidade nos dízimos e nas ofertas, passa pela nossa vida spiritual, sem contaminação com idolatria, feitiçaria, prostituição, etc.; passa pela manutenção de um coração puro, de uma alma curada. Quando nos aliançamos com Deus, Ele nos planta numa igreja onde espera que sejamos frutíferos, fiéis aos pastores e líderes, fiéis nos relacionamentos com os irmãos. Na sociedade, Deus espera que sejamos fiéis nos contratos, na palavra dada, etc. Na família, Deus espera que sejamos fiéis no cuidado e criação dos filhos, na manutenção do casamento, etc. (I Cor 4:2).


Você está disposto a firmar essa aliança de fidelidade com Deus?! Você tem coragem para isso?!

CONCLUSÃO

A vida cristã é uma chamada à fidelidade. Deus espera que seus filhos sejam fiéis, assim como Ele é fiel. Ele nos ajuda a nos manter fiéis, ainda que venham as dificuldades e tentações (I Co 10:13). Faça, agora, a sua aliança eterna com Deus, recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Pr. Wanderley