sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

VIVENDO UMA VIDA DE ALIANÇAS


VIVENDO UMA VIDA DE ALIANÇAS



Jeremias 32:38-41

O nosso Deus é um Deus de aliança, de fidelidade, de palavra. Tudo aquilo que Ele promete, Ele cumpre. Todas as suas alianças são honradas. Deus trabalha exclusivamente em aliança, por isso é que, nesse texto profético que lemos, Ele promete restaurar a sua aliança com Israel, fazendo uma nova aliança que será eterna, que o seu povo jamais irá quebrar. E Ele cumpriu isso em Jesus, que estabeleceu uma nova e eterna aliança (Lucas 22:20).

I – A ALIANÇA COM DEUS ABENÇOA OS NOSSOS FILHOS NATURAIS E ESPIRITUAIS


“…para seu bem e o bem de seus filhos depois deles” (Jr 32:39b). A decisão que tomamos, nos aliançando com Deus, além de nos abençoar, abençoará também a nossa descendência, os nossos filhos. É semelhante a uma herança que você deixa para seus filhos. Se você deixar uma herança espiritual de idolatria, de ateísmo, de bruxaria, de materialismo, de indiferença religiosa etc, saiba que eles serão contaminados por ela. Assim como, também, se você deixar uma herança espiritual cristã, evangélica, bíblica, seus filhos serão grandemente abençoados.


A sua decisão, hoje, de se aliançar com Deus, entregando a sua vida a Jesus, abençoará a sua vida e alcançará as suas gerações futuras, pois isso é promessa do Senhor. Decida, agora, aliançar-se com Deus por meio de Jesus.

II – A ALIANÇA COM DEUS NOS DÁ A SALVAÇÃO


Assim como existe a benção, existe, também, a maldição. Assim como existe o céu, existe, também, o inferno. Assim como existe a salvação, existe, também, a condenação. E a condenação espiritual nada mais é do que uma maldição eterna, irrevogável, imutável e definitiva. Jesus ilustrou isso, muito bem, na parábola do rico e de Lázaro (Lucas 16:25-26). Através dessa aliança, proposta por Deus, renovada em Cristo, temos a oportunidade de nos tornarmos povo de Deus, filhos de Deus. Temos a oportunidade de mudar o nosso coração, mudar o nosso caminho. E essa mudança, essa conversão, dar-se-á pelo amor de Deus em Cristo, que nos constrange a recebê-Lo como nosso Senhor e Salvador. Faça, agora, uma aliança com Deus em Cristo Jesus, entregando a sua vida a Ele e recebendo a sua salvação.

III – A ALIANÇA COM DEUS EXIGE FIDELIDADE


Deus nos promete abençoar, nos plantar na terra em prosperidade, nos salvar, mas Ele exige a nossa fidelidade total. E essa fidelidade a Deus passa pela fidelidade nos dízimos e nas ofertas, passa pela nossa vida spiritual, sem contaminação com idolatria, feitiçaria, prostituição, etc.; passa pela manutenção de um coração puro, de uma alma curada. Quando nos aliançamos com Deus, Ele nos planta numa igreja onde espera que sejamos frutíferos, fiéis aos pastores e líderes, fiéis nos relacionamentos com os irmãos. Na sociedade, Deus espera que sejamos fiéis nos contratos, na palavra dada, etc. Na família, Deus espera que sejamos fiéis no cuidado e criação dos filhos, na manutenção do casamento, etc. (I Cor 4:2).


Você está disposto a firmar essa aliança de fidelidade com Deus?! Você tem coragem para isso?!

CONCLUSÃO

A vida cristã é uma chamada à fidelidade. Deus espera que seus filhos sejam fiéis, assim como Ele é fiel. Ele nos ajuda a nos manter fiéis, ainda que venham as dificuldades e tentações (I Co 10:13). Faça, agora, a sua aliança eterna com Deus, recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Pr. Wanderley