sábado, 23 de outubro de 2010

O CONHECIMENTO DA VERDADE NOS LEVA À LIBERDADE






João 8:32

INTRODUÇÃO

Existe uma frase que diz que o conhecimento é poder. Isto pode  até, ser apenas um provérbio popular, mas contém uma verdade pois, quando uma pessoa tem  conhecimento de alguma coisa da qual muitas outras ainda não alcançaram, com certeza esta pessoa tem grande vantagem sobre aquelas que não o tem.
Por exemplo: No meio de um naufrágio, muitas pessoas, desesperadas, começam a pular na água em busca de uma maneira de se salvar, mas muitos não sabem nadar. Então, neste caso, as pessoas que sabem nadar têm o poder de se salvarem, e ainda podem ajudar a outros a se salvarem. Isto porque elas têm um conhecimento de como se nada.

I – CONHECENDO A VERDADE

Jesus estava falando com alguns judeus, que já criam nele, e lhes disse: “Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (vs3l-32).
Existe muita gente que vive enganada simplesmente porque possue ou pertence a alguma religião e, com isto, pensa que já está bem diante de Deus. No entanto, a própria vida destas pessoas demonstra que não conhecem a Deus, pois vivem vazias, tristes, desorientadas e sem uma certeza de salvação, e vida eterna após a morte. Sem falar que todas, na sua grande maioria, vivem presas aos vícios, jogos, mentira, superstição, crendices, prostituição, drogas, alcoolismo, astrologia, gurus, cartomantes, etc. Enfim, uma série de outras coisas que mantém as pessoas presas em cadeias espirituais. Problemas do passado, que ainda afligem sua alma, com uma tortura sem fim, pessoas que não conseguem perdoar a outras que um dia lhes feriram e maltrataram e, com isto, carregam, por muitos anos, um rancor, ressentimento e até ódio de outra pessoa. Na maioria das vezes são pessoas religiosas, pessoas que têm uma religião, mas que ainda não conhecem a verdade, pois a verdade nos liberta de todas as cadeias da alma.
Aqueles judeus, que estavam ouvindo a Jesus, eram homens religiosos, mas não conheciam a verdade. Por isso Jesus mostrou para eles a solução: “Se permanecerdes no meu ensino.”
Para conhecermos a verdade, é preciso que permaneçamos no ensino do nosso amado Mestre Jesus. Quem permanece no ensino de Jesus, será um verdadeiro discípulo dele, e discípulo significa aluno, e aluno é aquele que aprende. Discípulo é alguém que aprende e coloca em prática, em sua vida diária, tudo aquilo que aprendeu com seu mestre.

II – CONQUISTANDO A LIBERDADE

Quem conquista a liberdade é um vencedor, pois lutou contra um sistema de coisas no mundo espiritual, do qual nós não fazemos a menor idéia. Mas o poder de Deus opera, de maneira sobrenatural, na vida daqueles que querem ser libertos. Quando uma pessoa entrega sua vida a Jesus e o recebe em seu coração, como o Senhor e Salvador de sua vida, confessando seus pecados e se arrependendo de todo coração, acontece uma grande festa no céu. Os anjos se alegram e, também, o Pai, o Filho e o Espírito Santo se alegram, pois é mais um filho que nasce no reino do espírito, conquistando, assim, a sua liberdade.
Quando um pecador se arrepende, e nasce de novo, ele começa uma nova vida, uma nova caminhada, na qual ele precisa ser acompanhado de perto, para o seu crescimento espiritual, pois irá enfrentar muitas lutas na mente e na alma, mas o poder de Deus é maior do que todo e qualquer problema, luta ou provação que ele possa enfrentar em sua nova vida. “Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças, pelo contrário, juntamente com a provação ele nos dá também o livramento”.
Quando entregamos nossa vida a Jesus, quando temos um verdadeiro encontro com Deus, um genuíno arrependimento, e somos transformados, então passamos a conhecer a palavra de Deus, que é a verdade, e esta verdade é que nos faz livres, nos faz conhecer a verdadeira liberdade, que só se encontra em Jesus Cristo, o Filho de Deus, e em nenhum outro nome, ou pessoa, ou religião, mas somente em Jesus.
À medida que vamos conhecendo a verdade, ou seja, a palavra de Deus, os ensinos de Jesus, também iremos conhecendo a Ele mesmo, ao próprio Deus, pois sua palavra nos fala dele. Assim, vamos sendo libertos de todo medo, engano do diabo através de cadeias espirituais, de religiões, de vícios, mentiras, pecados em geral, pois o poder de Deus entra em ação em nossa vida através do conhecimento da palavra de Deus.  Por isso, o diabo não quer que ninguém conheça a palavra, pois ele sabe que, quando o homem toma conhecimento da palavra, ele pode ser liberto de suas garras.

CONCLUSÃO

Deus não criou o homem para ser escravo de nada e de ninguém. Mas, como o diabo conseguiu enganar o homem e a mulher, desde o princípio, e ainda hoje continua enganando a muitos, pois a Bíblia diz que o diabo é capaz de se transformar até em anjo de luz, para enganar as pessoas.  Por isso, precisamos conhecer os ensinos de Jesus, e conhecer ao próprio Senhor Jesus, que é a verdade absoluta. Ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”.  Ou seja, somente por meio e através de Jesus Cristo, é que o homem pode ser salvo e ter a vida eterna com Deus.
Querido amigo, se você ainda não conhece a verdade, não perca mais tempo, renda-se hoje a Jesus, receba-o em seu coração, como o Senhor e Salvador de sua vida, conheça a verdade e seja liberto, seja livre em nome de Jesus. Amém!