quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O CRISTÃO, AS BRINCADEIRAS E OS JOGOS DE AZAR

  
Filipenses 4: 4 - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

COMPARTILHAMENTO DA PALAVRA:
Hoje aprenderemos várias coisas sobre O Cristão, as brincadeiras e os jogos de azar.

I - O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE AS BRINCADEIRAS?
 Um cristão jamais deveria ser carrancudo, afinal povo salvo é povo alegre. Olhando os evangelhos vemos que uma fisionomia sisuda não combina com o Senhor Jesus. Além disso, uma vida cheia do Espírito sempre se expressa pelo bom humor. Todavia existem brincadeiras que são impróprias porque ferem a dignidade e o sentimento do próximo. Gostaria de enumerar alguns tipos de brincadeiras que são impróprias a um cristão:


• Brincadeiras que ferem o caráter e a dignidade do outro, se referindo a defeitos físicos ou a características físicas marcantes como altura, peso, calvície, tamanho do pé e outros: pancinha, gordinho, careca, baixinho, dentuço, cabeção, Olívia Palito, etc...


• Brincadeiras com termos preconceituosos sobre cor, idade, estado civil, escolaridade, classe social e etnia (raça): baiano, português, analfabeto, fala errado, pretinho, gago, solteirona, velhão, etc...


• Brincadeiras machistas que rebaixem a mulher, esposo que fala da própria esposa, etc...


• Brincadeiras com conteúdo malicioso, lascivo ou licencioso: um cristão jamais deve usar termos de baixo calão, palavrões, palavras shulas, etc...


• Brincadeiras que causem depredação, destruição de propriedades ou possam ferir outros.


• Brincadeiras com coisas santas: Deus não pode ser motivo de piada, nem a Bíblia, nem tão pouco experiências espirituais como dar oferta, falar em línguas, chorar ou rir no espírito, etc..


• Brincadeiras que envolvem morte: a vida e a morte são sagradas.


Nabucodonozor quando levou os objetos sagrados do templo para a Babilônia, ele os guardou em respeito porque sabia que era coisa sagrada. Mas depois, o seu filho pegou os objetos sagrados e quando deu uma festa usou para orgia, tomou bebida no cálice sagrado. E a Bíblia diz no livro de Daniel que uma mão apareceu para ele dizendo que seu reino havia sido tomado. Não foi por acaso. É que Deus não aceita nenhum tipo de profanação.


Ainda existe a palavra reverência. Se você conversa, ri ou faz gracejo na hora do louvor, da ministração da Palavra ou da Ceia, isso é irreverência. E se você age assim, os verdugos virão sobre a sua vida (verdugos são situações que Deus permite para tratar ou disciplinar você).

II – JOGOS DE AZAR


Tradicionalmente a Igreja Evangélica é contra qualquer tipo de jogo de azar, loterias, bingos, cassinos, etc., ou qualquer tipo de aposta. As justificativas para essa posição são várias:


• Qualquer coisa que substitua nossa confiança em Deus e nossa responsabilidade de trabalho digno é um ídolo.


• O desejo de dinheiro fácil é uma espécie de cobiça.


• O jogo é um tipo de vício que pode destruir não apenas o indivíduo, mas a toda família.


• Os jogos estão sempre associados à degeneração dos bons costumes (drogas, prostituição, roubo, etc).


A Bíblia fala a respeito de riquezas adquiridas sem trabalho: Pv 28:20 / Pv 13:11 / Jr 17:11. A maneira de o Senhor prosperar é um pouco de cada vez. Comece pequeno para depois se tornar grande. Não queira ter tudo de uma só vez. A prosperidade que vem de Deus segue um processo gradativo. Siga esse caminho.


Foi feita uma pesquisa com os maiores ganhadores de prêmios de loteria e constatou-se que a maioria deles voltou a ser pobre e perdeu tudo. Isto apenas confirma o que a Palavra de Deus diz.


Portanto, qual o problema por trás da loteria, jogo d bicho, bingos, baú da felicidade e similares? O problema básico dos jogos de azar é que eles aguçam a ganância do homem. Todo jogo implica na perda de muitos outros. Tudo aquilo que você investe o dinheiro onde muitos pagam e um só leva o prêmio, entra no critério de jogo de azar. Se você quer ficar rico debaixo da bênção de Deus, só existe uma forma: seja fiel ao Senhor em todos os seus ganhos, trabalhe com diligência e poupe todo mês um pouco do que você ganha. Quem gasta tudo o que ganha nunca vai prosperar! Só há prosperidade quando você gasta menos do que você ganha.


Concursos Publicitários – Com relação a prêmios publicitários a situação é diferente. Se apenas comprar um produto numa loja me dá o direito de concorrer a um prêmio, isso não caracteriza um jogo. Não foi preciso comprar um bilhete ou algo assim. Você não investiu dinheiro. Se ganhar, ganhou. Mas se não ganhar você também não investiu dinheiro, não perdeu nada.

III – ORIENTAÇÕES PRÁTICAS


Ninguém está autorizado a fazer ou vender rifa na Igreja. Não compre nem venda.


A Igreja não aceita oferta nem dízimos de dinheiro oriundo de jogos de azar nem de nenhum meio ilícito, como tráfico, roubo, etc...


Toda pessoa que usa os dízimos ao invés de entregá-los na casa de Deus está cometendo o mesmo pecado de quem joga: avareza, ganância, cobiça e está debaixo de maldição.

CONCLUSÃO:


Deus deseja que seu povo seja um povo próspero e abençoado. Mas nós não podemos fugir dos princípios estabelecidos por Elê mesmo. Não fique sonhando em andar pela rua e tropeçar numa mala de dinheiro, ficar rico da noite para o dia. Fuja de toda forma de tentação de jogar qualquer jogo mesmo com intenção de abençoar a obra de Deus.

Perguntas:


Você já ganhou alguma coisa em sorteio?


Você crê que ser um trabalhador diligente e um dizimista fiel é o caminho de Deus para a prosperidade? Você já é um dizimista?



Pr. Wanderley